A SOGILUB, sendo uma empresa com um forte compromisso para com a proteção do meio ambiente, adotando práticas e critérios de sustentabilidade ambiental, de responsabilidade social e desenvolvimento de conhecimento, fez, neste final de ano, um forte investimento em ações e parcerias que muito contribuem para a divulgação da sua missão e que responde às exigências das atribuições conferidas pela licença:
- Sogilub lança campanha de divulgação da Rede DiY
A campanha, que decorreu nos últimos dois meses do ano, teve como objetivo a divulgação dos pontos da rede DiY geridos por Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRUs), para receção de óleos lubrificantes usados provenientes de particulares. Esta campanha incluiu outdoors informativos estrategicamente colocados na área de intervenção dos aderentes, e decorreu em simultâneo na rede Multibando de cada uma das localidades. Está previsto dar continuidade a esta ação durante o ano de 2023, para divulgação de outros pontos de receção desta rede. Paralelamente, decorreu também uma campanha de rádio a nível nacional, com divulgação de mensagens-chave apelando ao público em geral para que tenha um papel ativo no correto encaminhamento dado aos óleos lubrificantes usados, enquanto resíduos perigosos.
- Sogilub contribui para “dar mais vidas à Serra da Estrela”
A SOGILUB, visitou o coração da Serra da Estrela (localidade de Manteigas), onde teve tendo oportunidade de conhecer in loco a devastação provocada pelo fogo e entregar ao Sr. José Maria Saraiva, Presidente da Direção da Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), a contribuição da Sogilub para a aquisição de 50 enxadas, no intuito de facilitar a plantação de árvores pelos grupos de voluntários que todos os meses se deslocam a esta zona do país. A Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela (ASE), Organização não-Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa, é uma das referências de defesa ambiental na Serra da Estrela, contando com mais de 1180 Associados, vivendo do voluntariado dos seus membros e amigos, cuja motivação comum é simplesmente a preservação da Serra da Estrela enquanto património nacional.
- Resultados de trabalho de investigação da Universidade de Coimbra apoiado Sogilub publicados em revista científica
A Sogilub e o Departamento de Engenharia Química da Universidade de Coimbra têm há vários anos, em parceria, um Projeto de desenvolvimento de tecnologia para prever o risco de ocorrência de um dos problemas mais limitantes do processo de regeneração de óleos usados – a coagulação durante do processo de regeneração, que permitirá aos Operadores de Gestão de Resíduos (OGR) diminuírem os tempos de decisão sobre o destino a dar ao óleo utilizado recolhido, evitando problemas processuais e otimizando a gestão logística dos processos de armazenamento, transporte e valorização. Os resultados preliminares obtidos demonstraram uma boa capacidade de discriminação do método, tendo o trabalho sido publicado no número de 7 de dezembro de 2022 da prestigiada revista científica Industrial & Engineering Chemistry Research (secção de Process Systems Engineering).
- Sogilub participa em campanha de informação e sensibilização para a prevenção e reciclagem dos resíduos dos automóveis
A SOGILUB associou-se à campanha de informação e sensibilização dos condutores e das empresas, visando a prevenção e reciclagem dos resíduos dos automóveis ao longo de todo o seu ciclo de vida, promovida pela Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável. Através desta campanha pretende-se divulgar um conjunto de práticas de condução e manutenção dos automóveis que permita prolongar o tempo de vida das diversas componentes das viaturas, reduzindo a produção de resíduos, para além de se alcançarem poupanças económicas para os seus utilizadores. Numa segunda fase da campanha será divulgada informação específica sobre boas práticas para a gestão dos resíduos dos automóveis, de forma a potenciar a sua reutilização e reciclagem. Para além da Sogilub, esta campanha conta com o apoio das diversas entidades gestoras dos fluxos de resíduos em causa, nomeadamente a Valorcar e a Valorpneu.