Sogilub apoia Eco-Escolas

A Sogilub, consciente da importância das acções de sensibilização e formação nos domínios da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável, junto da sociedade em geral e da comunidade estudantil em particular, decidiu iniciar um projecto de colaboração com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa) no Âmbito do Programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, coordenado globalmente pela FEE – Foundation for Environmental Education e a nível nacional pela ABAE, que pretende encorajar acções e reconhecer e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

 

O programa fornece fundamentalmente apoio metodológico, formação e materiais pedagógicos, enquadrando-se no trabalho desenvolvido pela própria escola, estimulando o hábito de participação das crianças e jovens através do seu envolvimento activo, motivando-as para a necessidade de mudança de atitudes e de adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

Permite ainda divulgar boas práticas e fortalecer o trabalho em rede a nível nacional e internacional e contribuir para a criação de parcerias e sinergias locais. De realçar que o Eco-Escolas está implementado em 44 Países, envolvendo 25.000 escolas, 6 milhões de estudantes e 400.000 professores.

A Sogilub esteve presente no “Dia do Galardão Bandeiras Verdes”, que decorreu no passado dia 29 de Setembro de 2009 no Europarque, em Santa Maria da Feira, e foi o culminar dos projectos desenvolvidos no ano escolar 2008/2009. Das 1089 escolas inscritas, foram galardoadas 874 estabelecimentos de todos os níveis de ensino, de 183 dos 200 municípios envolvidos a nível nacional.

Este encontro, que contou com  a participação de mais de 4000 pessoas, a maioria crianças e jovens, mas também com professores, representantes de municípios, e representantes das diversas instituições parceiras, foi o auge de um ano de recordes e inovações nas Eco-Escolas. De facto, em 2009, foi implementada de forma sistemática, uma aferição da qualidade dos projectos, foi ultrapassada a barreira das 1000 escolas inscritas e será entregue a primeira bandeira Eco-Escola a um estabelecimento do Ensino Superior.

Encorajada pelos excelentes resultados atingidos ano após ano e pela abrangência do programa, que ultrapassa em muito a comunidade educativa, a Sogilub está empenhada em alargar a parceria em 2010, através do programa “Jovens Repórteres para o Ambiente, possibilitando ainda, a abertura de outros projectos inovadores na área da sensibilização e educação ambiental.