A gestão do SIGOU envolve a coordenação de diversos intervenientes que asseguram a recolha dos óleos usados junto dos produtores; o transporte para unidades de armazenagem intermédia ou directamente para unidades de tratamento e a valorização através de regeneração, reciclagem ou valorização energética.
Além dos operadores de gestão e valorizadores contratados pela SOGILUB, que movimentam directamente os lubrificantes usados, existem ainda um conjunto de intervenientes, que no âmbito das acções de Sensibilização, Comunicação e Educação, de Investigação e Desenvolvimento e de outras, contribuem para o correcto funcionamento do sistema.
A actividade coordenada de todos os intervenientes, visa assegurar o cumprimento dos objectivos de gestão da SOGILUB, definidos na sua licença. O SIGOU é financiado pelo Ecovalor, prestação financeira cobrada aos produtores de óleos novos por cada litro de óleo lubrificante que colocam pela primeira vez no mercado nacional e pelos proveitos obtidos pela venda de óleos usados recolhidos.