Os limites de emissões para os novos motores de veículos ligeiros e pesados são os mais severos impostos pela norma EURO. Estes limites exigem que os fabricantes de motores introduzam alterações significativas a nível de projecto e fabrico.
Com o objectivo de cumprir a legislação em vigor e reduzir o impacto no ambiente e na saúde humana, dos principais gases poluentes emitidos pelo escape para a atmosfera:
– Monóxido de carbono (CO)
– Hidrocarbonetos não queimados (HC)
– Partículas materiais (PM)
– Óxidos de azoto (NOx)
Os construtores equipam os motores com sistemas pós-tratamento de gases de escape, nomeadamente:
– Sistema de recirculação dos gases de escape (EGR).
– Filtro de partículas Diesel (DPF).
– Catalisador de três vias (TWC).
– Catalisador de Redução Seletiva Direta (SCR).
– Catalisador de oxidação diesel (DOC).
Estes sistemas têm implicações directas na concepção e na formulação dos lubrificantes de motor.
De modo a satisfazer estas novas exigências e proteger os sistemas pós-tratamento de gases de escape, particularmente o filtro de partículas diesel, (DPF), as companhias desenvolveram uma nova gama de lubrificantes, designada por “LOW SAPS”, são lubrificantes formulados com aditivos que possuem baixo teor de cinzas sulfatadas – Sulphated Ash (SA), fósforo – Phosphorus (P) e enxofre – Sulphur (S).