O governo norueguês aprovou a decisão final de investimento para o projeto Northern Lights, um projeto de captura e armazenamento de carbono (do inglês, Carbon Capture and Storage, CCS), desenvolvido em parceria com algumas empresas privadas (Total SE, Equinor e Royal Dutch Shell).
Desde o final de 2019 que estavam a ser realizadas escavações teste para encontrar localizações adequadas para armazenar dióxido de carbono (CO2) no Mar do Norte, de forma a se poder iniciar o projeto Northern Lights. Tendo encontrado um local adequado, na região norte do Mar do Norte, e recebida a aprovação e financiamento do governo norueguês, o projeto vai então ser iniciado.
Estima-se que a Fase 1 do Northern Lights permita mover cerca de 1,5 milhões de toneladas de CO2 por ano. O CO2 será captado e liquefeito em locais de captura industriais, e encaminhado para um terminal intermédio na costa oeste da Noruega e, daí, transportado para a sua localização no Mar do Norte, 2600 metros abaixo do solo oceânico.
O Northern Lights faz parte do projeto Longship, um projeto alargado focado em CCS e que vai fomentar a construção, na Noruega, de duas instalações de larga escala para permitir a captura de CO2. Uma delas é numa instalação de valorização energética de resíduos em Oslo, da Fortum Oslo Varme, que planeia conseguir evitar as emissões de cerca de 400 mil toneladas de CO2 por ano. A outra instalação vai ser construída numa fábrica de cimento em Brevik, pertencente à Norcem, que espera tornar-se a primeira fábrica de cimento no mundo com uma instalação de captura de CO2.
Por fim, espera-se também que outros países europeus invistam em instalações de captura de CO2 para que possam enviar o seu carbono capturado para o Mar do Norte, contribuindo assim para atingir a meta europeia de neutralidade carbónica em 2050. Segundo a Agência Internacional de Energia, são necessárias pelo menos 2 000 instalações de captura de CO2 até 2040 para que as metas climáticas sejam atingidas, sendo que, de momento, existem apenas 19 instalações de larga escala para esse fim.
Pode saber mais sobre o os projetos Northern Lights e Longship nos links seguintes:
https://northernlightsccs.com/en/about
https://ccsnorway.com/the-project/
https://energypost.eu/norways-northern-lights-project-creating-the-ccs-business-model/