Internacional – Resíduos de plástico transformados em lubrificantes

Nos últimos anos, tem-se assistido a um aumento dos problemas associados ao excesso de plástico incorretamente descartado, fonte de graves problemas ambientais e de saúde pública. Para combater esta problemática, uma equipa de investigadores está a desenvolver um projeto que tem como objetivo transformar os resíduos de plástico em lubrificantes líquidos, incluindo óleos, fluídos hidráulicos, fluídos de transferência de calor e massas lubrificantes.

A equipa é composta pela Universidade de Iowa, pelo Laboratório Nacional de Argonne, a Companhia Química Chevron Philips, a Chemstations Inc., a American Packaging Corp., o Centro de Recursos e Recuperação da Cidade de Ames, a Hy-Vee, juntamente com a Universidade de Texas.

Em maio deste ano, foi publicado um artigo na sequência do trabalho já desenvolvido, no qual é feita a comparação do desempenho entre os lubrificantes produzidos à base de resíduos de plástico versus óleos básicos sintéticos. Com base nas análises realizadas, foi possível concluir que os resíduos de plástico de poliolefina pré e pós-consumo tiveram um desempenho superior aos lubrificantes à base de petróleo, como o óleo mineral do Grupo III, apresentando uma redução de 44% no desgaste. As análises de ciclo de vida e técnico-económicas mostraram também que este processo é energeticamente eficiente e viável. Esta nova tecnologia oferece uma oportunidade económica para reduzir o impacto ambiental dos resíduos de plástico no nosso planeta e economizar energia por meio da redução do atrito e das degradações relacionadas com o desgaste em aplicações no sector dos transportes.

O próximo objetivo da equipa consiste em determinar o custo e a tecnologia necessários para reciclar estes resíduos de plástico e, também, descobrir outras soluções eficientes para estes produtos. Este trabalho de investigação está a ser financiado pelo U.S. Department of Energy’s Plastics Innovation Challenge dos EUA, que faz parte de uma iniciativa da agência governamental para reduzir os resíduos de plástico.

Saiba mais em:

https://www.lubesngreases.com/lubereport-americas/upcycling-plastics-waste-into-lubes/

https://today.tamu.edu/2021/07/26/upcycling-plastic-waste-into-high-performing-mechanical-lubricants/

https://chemistry-europe.onlinelibrary.wiley.com/action/downloadSupplement?doi=10.1002%2Fcssc.202100912&file=cssc202100912-sup-0001-misc_information.pdf