Desde que Peter Drucker, considerado por muitos como o pai da administração moderna, afirmou que “não é possível gerir o que não se pode medir”, que se têm vindo a desenvolver processos de comparação ao longo do tempo, um conjunto de indicadores que nos permitem avaliar a evolução de qualquer atividade. É através dos indicadores de desempenho que, tal como o nome indica, são usados exatamente para medir o desempenho dos processos permitindo assim, geri-los e melhorá-los.
Para a Sogilub, responsável há 20 anos pelo funcionamento de um sistema integrado que garante a eficaz gestão de resíduos de óleos lubrificantes em Portugal, existem um conjunto de indicadores de importância fundamental para a sua melhoria contínua, contribuindo para o desenvolvimento de uma economia circular e para a sustentabilidade do planeta, desses indicadores destaca-se o de emissões de CO2 eq.
O cálculo deste indicador tem em consideração o impacte ambiental de todas as atividades do SIGOU (Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados), sendo equacionado o impacte ambiental da recolha e do tratamento dos óleos lubrificantes usados e o impacte ambiental positivo da regeneração e reciclagem, quando comparado com produção convencional de produtos novos.
Sendo assim, a atividade da Sogilub permitiu em 2023 evitar a emissão de 83.233 ton. de CO2 eq.
Além do desempenho ambiental resultante da gestão do SIGOU, a Sogilub também tem implementado um plano de prevenção onde são identificados e reportados os óleos lubrificantes novos, cuja composição lhes confira caraterísticas de caráter preventivo e mais ecológico que os óleos lubrificantes comuns, como são os casos de produtos longlife com maior vida útil ou com incorporação de bases regeneradas.
Dessa forma através dos dados de 2023, reportados pelos nossos aderentes no âmbito desse plano de prevenção, foi possível determinar que foram evitadas 42.766 ton. de emissões de CO2 eq., através da colocação no mercado, durante esse período, de produtos com menor impacte ambiental, em comparação com os produtos mais convencionais e comuns.
O desempenho obtido em 2023 pela Sogilub esteve em todos os aspetos ao nível dos melhores da sua história, manifestando por parte da Sogilub e dos seus parceiros e colaboradores, uma contínua vontade de evoluir em termos de sustentabilidade ambiental.