Situada em Casal de Cambra, a firma Auto P.J. C. Santos, dedica-se à manutenção e reparação de veículos automóveis, sendo portanto um Produtor de Óleos Usados. Trata-se de uma sociedade Unipessoal, propriedade de Paulo Jorge da Conceição Santos, com quem tivemos o prazer de conversar.
Com mais de 3 décadas de experiência na reparação automóvel, paixão essa aliás que herdou de seu pai, bem como as primeiras instalações em que começou a trabalhar por conta própria e que desenvolveu ao ponto de as ter que trocar por instalações maiores e mais bem equipadas. Ao longo dos últimos 30 anos tem assistido a grandes alterações no sector, e considera que actualmente existe uma muito maior sensibilização para um serviço de qualidade, que vai desde a higiene das instalações e dos funcionários (fez questão de referir que a parte oficinal das Instalações é lavada de forma profunda todas as semanas e as paredes são pintadas com regularidade), à recolha selectiva e total dos componentes residuais.
E por falarmos em resíduos, começámos por aí.
Sogilub: – Considera importante a actividade da Sogilub?
PS: – Sem dúvida que é muito importante. É importante para nós, em termos da formação e informação que nos presta, e é importante para o meio ambiente.
Sogilub: – Aderiu ao SIGOU desde a primeira hora, considera vantajoso?
PS: – Considero muito vantajoso! Ainda me lembro quando tudo o que eram resíduos de uma oficina iam directamente para sucateiros que os armazenavam sabe-se lá como. Fazendo parte do SIGOU não só estou a cumprir uma obrigação legal, como não tenho que me preocupar com as recolhas e sei que os óleos são encaminhados para um destino correcto.
Sogilub: – Há algum facto da colaboração da Sogilub que recorde como importante para a sua actividade?
PS: – de grande importância para nós foi a atribuição do oleão. Foi uma verdadeira mais valia, pois permite o armazenamento do óleo usado sem haver derrames e permite que o carro tanque faça a recolha com mais facilidade.
Sogilub: – Recentemente, a Sogilub desenvolveu uma aplicação para telemóvel, o “SMARTLUBI”, que permite solicitar a recolha de óleos usados. Conhece a aplicação?
PS:- Sinceramente não conheço, tanto mais que faço sempre os pedidos de recolha por telefone mas, agora que me diz, vou pedir ao meu filho que se inteire desse assunto.
Sogilub: – Qual o seu entendimento em relação ao Certificado ECOLUB?
PS: – É bastante útil e é interessante pois muitos clientes perguntam-me o que quer dizer, e eu explico. Noto que ficam satisfeitos e seguros. Outra coisa que também perguntam é sobre o circuitos dos óleos desde que saem dos seus carros, até virem a dar bases para novos óleos. Noto que alguns não faziam a menor ideia de que isso podia acontecer.
Sogilub: – Do seu ponto de vista, que desafios futuros se colocam à Sogilub?
PS: – Bem uma coisa que no meu entender era necessária, e bem sei que não é a Sogilub a fazer, era uma maior fiscalização. Há para aí muitas oficinas clandestinas, à porta fechada, que não cumprem com a lei e que são más por duas razões, fazem concorrência desleal pois não pagam os impostos respectivos e podem praticar preços que nós não podemos, e em termos ambientais também são um perigo, pois não encaminham os resíduos correctamente. Quanto à Sogilub, talvez continuar a fazer as recolhas de óleos usados poucos dias depois de serem feitos os pedidos, seja um desafio que deva manter.
Sogilub: – para concluir a nossa conversa diga-nos, que balanço faz da nossa actividade desde a criação do SIGOU até aos dias de hoje?
PS: – Estou sinceramente muito satisfeito, não tenho nada a reclamar e, já agora, agradeço a vossa amabilidade em me fazerem esta entrevista. Voltem sempre!