Realizou-se de 19 a 22 de outubro a EU Green Week 2020, com especial foco na importância de repensar a relação do Homem com a natureza e o contributo que a biodiversidade pode dar à sociedade e à economia.
Devido à situação em que vivemos provocada pela pandemia de Covid-19, o evento foi realizado em formato híbrido. A abertura ocorreu em Lisboa, Capital Verde Europeia 2020, e contou com palavras de Virginijus Sinkevičius (Comissário Europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas), Elisa Ferreira (Comissária Europeia para a Coesão e Reformas) e Fernando Medina (Presidente da Câmara de Lisboa).
Ao longo dos vários dias do evento, diversos cientistas e legisladores de renome internacional realizaram palestras que o público pode assistir virtualmente. Este evento serviu igualmente para a apresentação de vários projetos localizados em diversas cidades europeias, como Sibiu (Roménia), Barcelona (Espanha) ou Nijmegen (Holanda).
Na sessão de encerramento, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou o impulso crescente para a proteção da biodiversidade e enfatizou que os benefícios da proteção e restauração da natureza ocorrem a três níveis: no clima, na biodiversidade e nos empregos.
A Green Week deste ano procurou também ser um marco no caminho para a Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre Diversidade Biológica, que se realizará em 2021, em Kunming, na China, e onde se espera que os líderes mundiais adotem um plano de ação de 10 anos para a biodiversidade, estabelecendo um novo acordo global para as pessoas e a natureza.
Saiba mais sobre este evento aqui: https://www.eugreenweek.eu/en