A Ferdinand Bilstein Portugal S.A. é um dos principais especialistas no mercado pós-venda independente automóvel e está em Portugal há 15 anos. A unidade portuguesa tem grande importância, incorporando uma equipa de pesquisa e criação de produto, que desenvolve trabalho para o grupo em todo o mundo.
A Sogilub foi conhecer um pouco melhor o trabalho da Ferdinand Bilstein Portugal S.A. e saber a sua opinião sobre a importância danossa actividade, nesta parceria que remonta ao início do SIGOU.
Sogilub – Fale-nos um pouco da Ferdinand Bilstein Portugal e da sua actividade: há quantos anos está em Portugal, em quantos países opera, qual a principal actividade, o que vos diferencia no sector…
Ferdinand Bilstein – A Ferdinand Bilstein Portugal S.A. é uma das maiores subsidiárias do bilstein group, que é um dos principais especialistas mundiais no mercado pós-venda independente automóvel.
Com sede em Ennepetal na Alemanha, o bilstein group é composto por um grupo independente de empresas que tem sob a sua umbrella três marcas reconhecidas internacionalmente: febi, SWAG e Blue Print. A empresa nasceu em 1844 e hoje conta com cerca de 2.100 colaboradores que estão distribuídos pelas 21 subsidiárias localizadas na Europa, Ásia, América do Norte, América do Sul e Médio Oriente.
Em Portugal, comemora-se este ano o 15º aniversário. A Ferdinand Bilstein Portugal opera atualmente numa unidade logística recente, com cerca de 7.500m2. Dispõe de stock local e todos os serviços intrínsecos e necessários às operações logísticas inbound e outbound, e prima por prestar ao cliente o melhor serviço, sempre adaptado às exigências do mercado. O bilstein group em Portugal apresenta stock completo de todas as marcas, um constante desenvolvimento das gamas e ainda um Call Centre com apoio técnico, de forma a apoiar adequadamente e em tempo real os seus clientes.
A unidade portuguesa tem grande importância para o grupo, uma vez que incorpora departamentos com funções internacionais em diversas áreas de responsabilidade, como por exemplo a equipa de pesquisa e desenvolvimento de produto, que desenvolve trabalho para o grupo em todo o mundo.
Sogilub – Como caracteriza o mercado dos lubrificantes em Portugal? Quais os seus principais problemas e desafios?
Ferdinand Bilstein – Infelizmente os lubrificantes continuam a ser comercializados por entidades não especializadas do sector, tais como grandes superfícies, chegando facilmente ao consumidor final que muitas vezes não tem conhecimento ou condições para que estes sejam devidamente reciclados, ou cumprir com as obrigações legais e ambientais no que concerne à gestão dos óleos usados. Por essa razão pensamos que este tema deveria ser devidamente reajustado, passando os lubrificantes a serem comercializados apenas por profissionais com capacidade para cumprir as obrigações legais e ambientais em vigor.
Sogilub – De forma geral, considera a actividade da Sogilub importante? Porquê?
Ferdinand Bilstein – A Sogilub é a única entidade licenciada em Portugal para a implementação, organização e gestão de óleos usados e tem desenvolvido um grande trabalho nesta área.
A sua atividade é bastante importante pois funciona como um parceiro, facilitando assim o cumprimento das obrigações legais e ambientais no que concerne à gestão dos óleos, tendo cada vez mais presente a importância de preservar o meio ambiente.
Sogilub – A Sogilub e a Ferdinand Bilstein Portugal têm colaborado desde o início do SIGOU. Considera importante a adesão ao SIGOU? Como vê a interacção com a Sogilub?
Ferdinand Bilstein – Como qualquer empresa responsável e consciente das suas obrigações legais e preocupações ambientais, a Ferdinand Bilstein Portugal também tem o seu papel no que respeita aos cuidados com o meio ambiente. Desta forma, nada melhor que estar ligada a uma organização que faça o tratamento de óleos usados, de forma criteriosa e cumprindo assim os deveres inerentes à produção de óleos.
Sogilub – Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a experiência da Ferdinand Bilstein Portugal?
Ferdinand Bilstein – Até ao momento a comunicação entre as partes é positiva, sendo feita de forma prática e eficaz.
Sogilub – Qual a sua opinião sobre a forma como a Sogilub comunica com os Produtores de Óleos Novos? O que acha que pode ser melhorado?
Ferdinand Bilstein – A Sogilub deve continuar a comunicar e a acompanhar as alterações que vão acontecendo neste sector, de forma a que as empresas possam estar devidamente informadas das suas responsabilidades e deveres e assim poderem agir em conformidade.
Sogilub – Como avalia o portal sogilub.net?
Ferdinand Bilstein – O portal funciona de forma clara e rápida e até ao presente não temos tido qualquer problema com o mesmo.
Sogilub – Do seu ponto de vista, que desafios futuros se colocam à Sogilub?
Ferdinand Bilstein – Como em qualquer área há sempre pontos a melhorar. No caso da Sogilub, relativamente à comunicação, que é sem dúvida bastante importante, poderiam apostar mais na divulgação da Sogilub, de forma a que o público em geral possa saber qual o vosso papel nas empresas e a importância que representam na preservação do meio ambiente. Em qualquer organização, a comunicação é dos fatores mais importantes para o desenvolvimento dos projetos, conduzindo assim a parcerias fortes e duradoiras.