Nesta edição fomos conhecer a Enviroil II – Reciclagem de Óleos Usados, Lda., um dos parceiros da Sogilub, enquanto destino final dos óleos que recolhemos e tratamos.
Desde o início da sua actividade que a Enviroil tem feito um grande investimento do desenvolvimento de soluções inovadoras para o óleo lubrificante usado, sendo a única empresa em Portugal com capacidade para realizar os processos de Reciclagem e de Regeneração.
Sogilub (S) – Fale-nos um pouco da Enviroil e da sua atividade, no global e em particular no âmbito dos óleos usados: percurso em Portugal, principais atividades, o que vos diferencia no sector.
Enviroil (E) – A Enviroil sempre procurou estar um pouco à frente quer em termos de soluções para o óleo lubrificante usado, quer em termos de tecnologia para proceder ao seu tratamento. Começou por ser uma empresa que, no resultado do tratamento dos Óleos Lubrificante Usados, através da produção de um combustível, produzia energia elétrica em 13 geradores, processo comummente conhecido como cogeração. No entanto, atenta às alterações legislativas, tanto nas metas ambientais dos resíduos de óleo usado como nos potenciais mercados da cadeia de valor dos produtos que daí possam resultar, em 2014 a Enviroil investiu numa unidade de produção nova, que veio a revolucionar o destino dos Óleos Usados em Portugal. No momento há dois destinos possíveis para o óleo lubrificante usados em Portugal: a Reciclagem e a Regeneração, sendo que a Enviroil é a única empresa com capacidade de proceder às duas operações, Reciclar e/ou Regenerar.
S – Quais os maiores desafios que se colocam na Vossa atividade em Portugal, de uma forma geral, e a vós em particular?
E – Os principais desafios, que estão a mudar de dia para dia, são desafios relacionados com disponibilização de recursos humanos (RH), legislativos, disponibilidade de matérias-primas e matérias-subsidiárias. Todas sem exceção podem afetar a nossa atividade em Portugal. A disponibilidade de RH com formação capaz é algo que a Enviroil tenta colmatar com um plano de formação interno muito bem delineado. No que respeita a matérias-primas, contamos com a Sogilub para que, de uma forma proactiva, consiga dar resposta às necessidades da Enviroil. No que respeita a desafios legais, até agora temos superado todos, ajustando a nossa atividade e sendo proactivos no que fazemos e como o fazemos.
S – De forma geral, considera a atividade da Sogilub importante? Porquê?
E – A atividade da Sogilub é extremamente importante, porque com a Sogilub conseguimos ter o mercado regulado no que respeita a destinos do óleo lubrificante usado e conseguimos também dar e participar para o cumprimento de metas ambientais. Ainda uma outra tarefa importante da Sogilub é a sensibilização para a separação seletiva dos diferentes fluidos possíveis de obter nos produtores de óleos lubrificantes usados.
S – Como vê a vossa interação com a Sogilub? Existem aspetos que poderiam ser melhorados?
E – Talvez se pudesse melhorar o acesso atempado à informação sobre previsão de disponibilidade de matéria-prima a cada momento e o cumprimento dos prazos de entrega da mesma pelas OGR’s.
S – Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a vossa experiência?
E – Ao longo destes anos de trabalho em cooperação estreita com a Sogilub temos notado vontade de melhorar a informação disponibilizada, tanto no que respeita à qualidade da informação como no timing da mesma.
S – Como avalia o site https://www.sogilub.pt/?
E – O Portal da Sogilub é importante e com informação fluida, não se fica apenas como um meio onde se pode obter informação da sua atividade, mas também é bastante explicita sobre os procedimentos a tomar para quem necessita de serviços de recolha dos óleos lubrificantes usados. É também um ponto forte a disponibilização e indicação da informação sobre a legislação aplicada ao sector, tornando assim tudo mais transparente no que respeita à sua atividade e facilitadora do recurso aos circuitos dos óleos lubrificantes.
S – Considera importante que haja lugar à realização de ações de sensibilização/formação promovidas pela Sogilub? Se sim, quais?
E – Sim, é importante o papel da Sogilub relativamente às ações de sensibilização/formação, nomeadamente no que respeita aos direitos e deveres de todos, sem exceção, na necessidade da segregação dos diferentes óleos (fluidos) passiveis de serem gerados nas diferentes actividades no mercado português.
S – Existem algumas ações no âmbito da Economia Circular, que sejam desenvolvidas por vós e que gostassem de referir?
E – A Regeneração de Óleos Lubrificantes Usados (produzindo bases de óleo regeneradas) pode ser feita um infinito número de vezes. Fornecer os nossos produtos a clientes que reintroduzam a base de óleo na produção de óleos novos é um garante sustentado que fomenta a Economia Circular. Acresce que a Enviroil procura continuadamente a utilização de metodologias que visam o incremento da produtividade, diminuindo assim os resíduos e contribuindo para a Economia Circular.