No âmbito das questões de natureza ambiental que preocupam a Rodoviária de Lisboa, entre as quais o controlo dos resíduos resultantes da sua actividade empresarial, a ECOLUB, reconheceu a RL como aderente ao Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados, certificando que cumprimos com “os requisitos legais e de cidadania no tratamento de óleos usados, contribuindo activamente para proteger o ambiente”.
A ECOLUB assegura a recolha de óleos usados a nível nacional nas instalações dos respectivos produtores. Participam, a nível nacional, vários operadores de recolha de acordo com áreas geográficas previamente definidas.
Os óleos recolhidos são remetidos para os operadores de Gestão de óleos usados, que procedem às operações de “Regeneração”; “Reciclagem” ou “Valorização Energética”, que corporizam o chamado “Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados”.
Os custos decorrentes das recolhas, são financiados por recurso ao pagamento de um Ecovalor (0,063 euros/litro, acrescido de IVA, actualmente) aquando da aquisição de óleo novo, permitindo efectuar, no fim do ciclo de vida do produto, as operações descritas e ainda o apoio a projectos de investigação.
O reconhecimento, por entidade externa, de que a Rodoviária de Lisboa cumpre preceitos e boas práticas no domínio do ambiente, constitui um estímulo importante que deve ser interiorizado por todos, independentemente das funções que desempenham.