A Sogilub apoia a conferência bienal da “ISIE – International Society of Industrial Ecology” que se realizará em Lisboa entre 21 e 24 de Junho de 2009.
Esta Conferência é o mais importante evento científico organizado pela ISIE, com o fim de providenciar um fórum de discussão e análise da Ecologia Industrial enquanto “ciência multidisciplinar de base para um desenvolvimento sustentável.
A ISIE é actualmente composta por cerca de 500 cientistas e engenheiros de diversas nacionalidades, com ênfase para os EUA, o Japão, a Europa e países das economias asiáticas emergentes, orientados para as questões do desenvolvimento sustentável. Os associados, ligados à academia, à indústria ou a instituições governamentais são especialistas em desenvolvimento tecnológico e social, sendo muitos deles, assessores dos governos nacionais para as questões das tecnologias e das políticas ambientais.
A escolha do IST para realizar este evento em 2009 representa, por isso, um grande prestígio para Portugal e uma excelente oportunidade para reunir estes especialistas no nosso país.
A Ecologia Industrial, já apelidada de “ciência da sustentabilidade”, é uma área de investigação que permite identificar e implementar estratégias de redução dos impactes ambientais dos processos e produtos associados aos sistemas industriais, tendo como objectivo final o desenvolvimento sustentável.
Neste contexto, é relevante o seu papel, nomeadamente, no apoio ao desenvolvimento de uma gestão de resíduos inovadora e mais sustentável. Por exemplo, foi com base em alguns princípios e estratégias defendidas no âmbito da Ecologia Industrial que a legislação da União Europeia respeitante aos resíduos implementou o conceito da responsabilidade alargada do produtor a vários fluxos específicos de resíduos e foram constituídos sistemas integrados de gestão e entidades gestoras responsáveis por esses sistemas integrados.
Este papel desta disciplina científica foi reconhecido pelas próprias empresas Portuguesas sendo pois, de registar, que temos como sponsors da conferência entidades gestoras de resíduos como AMB3E, a SOGILUB, a VALORPNEU ou umas das principais empresas a operar no sector energético como a REN, Redes Energéticas Nacionais, SA.