Comunicações Científicas

Conversion of waste shipping oil into diesel-like oil via microwave-assisted pyrolysis
Dezembro 2017 | Mahari, W. A. W., Zainuddin, N. F., Chong, C. T., Lee, C. L., Lam, W. H., Poh, S. C., Lam, S. S. | Journal of Environmental Chemical Engineering | Volume 5 (6), pp 5836 – 5842

Os resíduos de óleos dos cargueiros, uma mistura de óleos lubrificantes usados com água do mar resultante da operação do motor do navio, foram testados pelo potencial de serem convertidos em combustível através de um processo inovador de pirólise assistida por micro-ondas, usando um leito de carvão ativado. Os resultados indicam que o processo apresenta potencial enquanto alternativa para transformar os resíduos de óleos dos cargueiros em fonte de combustível.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213343717305638

 

Sustainability analysis of lubricant oils for minimum quantity lubrication based on their tribo-rheological performance
Outubro 2017 | Pereira, O., Martín-Alfonso, J. E., Rodríguez, A., Calleja, A., Valdivielso, A. F., de Lacalle L. N. L. | Journal of Cleaner Production | Volume 164, pp 1419 – 1429

Este estudo pretendeu analisar o uso de óleos naturais biodegradáveis (como óleo de girassol, de ricínio e o ECO-350) como alternativa aos óleos tradicionais de canola usados nos sistemas de lubrificação. Para tal, para os vários óleos foram analisadas as características tribológicas e reológicas, o seu comportamento no corte do Inconel 718 (material de corte difícil) e a avaliação do ciclo de vida. Os resultados mostraram que o óleo de girassol com alto teor de ácido oleico permitiu aumentar o tempo de vida das ferramentas e tem um impacto ambiental semelhante ao de óleo de canola.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652617315068

 

Waste cooking oil blended with the engine oil for reduction of friction and wear on piston skirt
Outubro 2017 | Hisham S., Kadirgama, K., Ramasamy, D., Noor, M. M., Amirruddin, A. K., Najafi, G., Rahman, M. M. | Fuel | Volume 205, pp 247 – 261

O objetivo deste estudo foi testar a potencial redução do desgaste e fricção na saia do pistão usando uma mistura de óleo de cozinha usado com o óleo SAE 10W-40. Para tal foram usados diferentes parâmetros operacionais como a velocidade de rotação (200, 250 e 300 RPM), o volume de concentração (5 e 10% de óleo de cozinha usado) e diferentes cargas (2; 5,5 e 9 kg). Segundo os resultados obtidos, o uso de óleo de cozinha usado não permitiu diminuir o desgaste, pois levou a que a viscosidade da mistura diminuísse.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016236117306543

 

Measurement and correlation of thermophysical properties of waste lubricant oil
Janeiro 2018 | Pinheiro, C. T., Pais, R. F:, Ferreira, A. G. M., Quina, M. J., Gando-Ferreira, L. M. | The Journal of Chemical Thermodynamics | Volume 116, pp 137-146

Este estudo pretendeu determinar a viscosidade, a densidade e a tensão superficial de nove amostras de resíduos de óleos lubrificantes e a sua dependência com a temperatura. Neste contexto, e relativamente à dependência da viscosidade com a temperatura, o objetivo principal do estudo incluiu determinar a temperatura de transição vítrea e a temperatura de crossover dinâmico.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021961417303178

 

Environmentally friendly functional fluids from renewable and sustainable sources-A review
Janeiro 2018 | Mannekote, J. K., Kailas, S. V., Venkatesh, K., Kathyayini, N. | Renewable and Sustainable Energy Reviews | Volume 81, pp 1787 – 1801

Este artigo de revisão pretendeu aprofundar o conhecimento sobre a viabilidade técnica associada aos lubrificantes de óleos vegetais. Na primeira parte é discutida a rotulagem ecológica, regulamentações ambientais, fontes, composição e disponibilidade dos óleos vegetais. A análise prossegue com a avaliação do desempenho de óleos vegetais em aplicações como formação de metal, lubrificação de motores de dois e quatro tempos e operações hidráulicas.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032117309255

Waste lube-oil based fuel characterization in real conditions. Case study: Bottom-trawl fishing vessel powered with medium speed diesel engine
Março 2018 | Uriondo, Z., Gabiña, G., Basurko O. C., Clemente, M., Aldekoa, S., Martin, L. | Fuel | Volume 215, pp 744-755
Este trabalho de investigação pretendeu analisar a viabilidade de utilização de combustíveis alternativos baseados em resíduos reciclados de óleos lubrificantes em comparação com a utilização de diesel. Os testes foram realizados a bordo de uma traineira, sob condições reais de operação. A atividade pesqueira, o desempenho do motor, as propriedades de injeção e combustão e as características das emissões foram estudadas. Os resultados mostraram uma redução das emissões de NOx e CO2, existindo no entanto um aumento das emissões de CO. Num ano e considerando a atividade normal, a traineira consumiria menos 8 t de combustível e emitiria menos 21 t de gases com efeito de estufa com o combustível alterativo.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0016236117315375