Janeiro 2019 | Notay, R. S., Priest, M., Fox, M. F. | Tribology Internacional | Volume 129, pp 112 – 123
The influence of lubricant degradation on measured piston ring film thickness in a fired gasoline reciprocating engine
Um sistema de fluorescência induzida por laser foi desenvolvido para visualizar a espessura do filme de óleo entre o anel do pistão e a parede do cilindro de um motor a gasolina acionado por uma pequena janela ótica montada na parede do cilindro. Um corante fluorescente foi adicionado ao lubrificante no cárter para permitir que o lubrificante florescesse ao absorver a radiação laser. A concentração do corante não perturbou a química do lubrificante nem o seu desempenho. Amostras de óleo de motor degradado foram usadas para investigar a influência da qualidade do lubrificante na espessura da película lubrificante no anel. Os resultados mostraram diferenças significativas nos perfis de espessura do filme lubrificante para os anéis quando o lubrificante se degrada, o que afetará o atrito do conjunto de anéis e, por fim, a economia de combustível.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301679X1830330X
Fevereiro 2019 | Siddaiah, A., Kasar, A. K., Manoj, A. & Menezes, P. L. | Journal of Cleaner Production | Volume 209, pp 1245 – 1251
Influence of environmental friendly multiphase lubricants on the friction and transfer layer formation during sliding against textured surfaces
Tanto a textura da superfície como os lubrificantes multifásicos (aditivos no óleo base) influenciam o atrito e o desempenho de desgaste durante o deslizamento. No entanto, a sinergia de sua interação ainda é desconhecida. Neste estudo pretendeu-se compreender a influência de lubrificantes eco-friendly multifásicos no atrito e na formação da camada de transferência durante o deslizamento contra várias superfícies com diferentes texturas. Foram criadas superfícies com texturas unidirecionais e foram realizados testes de deslizamento em vários ângulos de retificação (grinding angles). Os testes de deslizamento foram realizados com lubrificantes multifásicos de óleo de canola (biolubrificante) e nano-aditivos (grafeno) em várias concentrações. Os resultados mostraram que o coeficiente de atrito e a formação da camada de transferência foi influenciada pelo ângulo de retificação, sendo que esta pode ser minimizada usando uma concentração ótima de grafeno no óleo de canola. Foi determinado que uma elevada concentração de grafeno (3% em peso) foi necessária quando o deslizamento se deu a 0° e baixa concentração (1% em peso) para 45° de forma a atingir o mínimo coeficiente de atrito.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652618333559
Março 2019 | Awang, N. W., Ramasamy, D., Kadirgama, K., Samykano, M., Najafi, G. & Sidik, N. A. C. | International Journal of Heat and Mass Transfer | Volume 130, pp 1163 – 1169
An experimental study on characterization and properties of nano lubricant containing Cellulose Nanocrystal (CNC)
Os nanocristais de celulose (NCC) são um material único extraído da celulose natural, que tem atraído muita atenção devido às propriedades físicas, químicas e biológicas, tornando este material atrativo enquanto aditivo de lubrificantes. O objectivo deste estudo foi caracterizar do NCC e avaliar a sua influência nas propriedades lubrificantes quando adicionado ao óleo base. A viscosidade cinemática e o índice de viscosidade do nano lubrificante foram determinadas, sob variações do volume de nanopartículas e da temperatura. O tamanho, a morfologia, e a estrutura dos NCC foram caracterizados recorrendo a Microscopia Eletrónica de Varrimento e de Transmissão, Raio-X por dispersão de energia e difração de Raio-X. A análise de dispersão de NCC no lubrificante usando espectrometria UV confirmou que as nanopartículas de NCC possuem boa estabilidade e solubilidade no lubrificante e melhoram as propriedades lubrificantes do óleo de motor.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0017931018342194