Janeiro 2018 | Fernandes, S., Silva, H. & Oliveira, J. | Construction and Building Materials | Volume 160, pp 714 – 724
Developing enhanced modified bitumens with waste engine oil products combined with polymers
O principal objetivo deste estudo foi desenvolver betumes modificados melhorados com óleo de motor usado e lamas recicladas de óleo de motor combinados com polímeros (resíduos de polietileno, borracha fragmentada e borracha de butadieno estireno) a fim de minimizar o uso de betume. Após uma caracterização termoquímica, diferentes composições foram estudadas com testes de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade. Os betumes modificados com resíduos de óleos de motor e polímeros têm valores de penetração semelhantes e temperaturas de ponto de amolecimento superiores às dos ligantes modificados comercialmente. Uma análise reológica das melhores soluções mostrou baixa suscetibilidade térmica, altas temperaturas de PG e baixos valores não-recuperáveis de fluência, o que pode indicar um desempenho promissor com o uso de grandes quantidades de resíduos.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0950061817323218
Setembro 2018 | Shabanzade, H., Salem, A. & Salem, S. | Spectrochimica Acta Part A: Molecular and Biomolecular Spectroscopy | Volume 202, pp 214 – 221
Management of adsorbent content in waste motor oil regeneration by spectrophotometrical study and effective acidification in production of nano-porous clay
Neste trabalho foi apresentada a aplicação de uma nova técnica para redução do teor de adsorvente no processo de recuperação de óleo de motor usado por acidificação efetiva. Os efeitos de fatores de acidificação, tais como proporções de ácidos, dose de adsorvente, rácio de pó / ácido e tempo de permanência foram analisados na remoção de contaminantes do óleo usado. Os ácidos acético, clorídrico e sulfúrico foram misturados para preparar agentes de acidificação. A argila original e seca foi submetida às soluções ácidas preparadas . A configuração instrumental projetada permitiu a preparação de pós nanoporosos onde o fator controlado foi o tempo de residência. A destilação de óleo usado foi realizada em escala industrial. A significância das variáveis independentes e as suas interações foram testadas pela mistura dos pós obtidos com o óleo destilado e a adsorção foi analisada espetrofotometricamente. Os resultados experimentais revelaram a região na qual a regeneração ótima do óleo usado é obtida. Com o objetivo de entender bem o papel do material nanoestruturado na regeneração, os adsorventes foram caracterizados por difração de raios-X, espetroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, medição da área superficial de Brunauer-Emmett-Tellere e microscopia eletrónica de varrimento. A aplicação de ácido acético em combinação com o ácido sulfúrico desempenha um papel eficaz na estrutura porosa de desenvolvimento e na melhoria da adsorção de contaminantes. O pó produzido em condições ótimas contém nanoporos com diâmetro de cerca de 11 nm. O emprego desta técnica proporciona um potencial para redução do conteúdo de adsorvente de 33,3% em peso. Finalmente, demonstrou-se que a eficiência do adsorvente preparado suporta o desenvolvimento adicional para fins de aplicação comercial.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1386142518304451
Setembro 2018 | Akar, M. A., Kekilli, E., Bas, O., Yildizhan, S., Serin, H. & Ozcanli, M. | International Journal of Hydrogen Energy | Volume 43, pp 18046 – 18052
Regeneration of waste lubricant oil with distinct properties by extraction-flocculation using green solvents
Este estudo pretendeu estudar a remoção de contaminantes de Óleo Lubrificante Usado (OLU) com propriedades distintas (classe A, B e C) através de extração com solventes para recuperar o óleo base. Os solventes verdes selecionados foram o 1-Butanol e a metil-etil-cetona (MEK). A Classe A de OLU é a mais comum; a classe B corresponde a óleo mineral com baixo nível de contaminantes (como produtos de oxidação e aditivos); e a Classe C é maioritariamente constituída por óleos base de ésteres sintéticos. A análise envolveu o recurso à Metodologia da Superfície de Resposta e a Função de desirability para modelar duas variáveis de resposta (rendimento e percentagem de remoção de lamas – PRL) e para encontrar as melhores condições de operação para os fatores mais influentes (rácio solvente/óleo e dosagem de KOH). Os rácios de remoção de contaminantes foram muito dependentes do tipo de OLU. O valor máximo de PRL obtido foi 8,5 e 6,5% usando o 1-Butanol para os óleos da classe A e C, respetivamente. Para a MEK os valores mais altos observados foram de 6,3 e 4,7%. Assim, conclui-se que o 1-Butanol é mais eficiente que a MEK enquanto agente de extração para as classes A e C. Foram obtidos modelos relativamente precisos em relação às variáveis de resposta tanto para os solventes como para os óleos da classe A e C. Considerando as funções de desirability as condições ótimas foram obtidas para um rácio de solvente/óleo de 5 w/w e uma dose de 1,5 ou 2 g/L de KOH.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652618322716