Comunicações Cientifícas

A review on the chemistry, production, and technological potential of bio-based lubricants

Fevereiro 2018 | Zainal, N. A., Zulkifli, N. W. M., Gulzar, M., Masjuki, H. H. | Renewable and Sustainable Energy Reviews | Volume 82, pp 80 – 102

Nos últimos anos, os Lubrificantes de Base Biológica (LBB) têm ganho importância como alternativas aos lubrificantes convencionais à base de petróleo em várias aplicações, especialmente na indústria automóvel. Uma vez que os LBB são normalmente produzidos a partir de óleos vegetais virgens, têm fracas propriedades de fluxo a frio, bem como baixa termo-oxidação e estabilidade hidrolítica. No entanto, estas questões podem ser contornadas modificando quimicamente os óleos vegetais ou com incorporando de aditivos. Este trabalho de revisão fornece uma análise detalhada sobre LBB, os vários óleos vegetais utilizados como matéria-prima para a produção de LBB, as suas propriedades físico-químicas, os processos usados ​​para modificação química de óleos vegetais, as propriedades lubrificantes dos LBB, bem como os vários aditivos utilizados para melhorar as propriedades dos LBB.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032117312534

 

Impact of oil aging and composition on the morphology and structure of diesel soot

Fevereiro 2018 | Ferraro, G., Fratini, E., Rausa, R., Baglioni, P. | Journal of Colloid and Interface Science | Volume 512, pp 291 – 299

Este trabalho apresenta uma investigação sobre amostras de fuligem de óleo, extraídas do reservatório de óleo de um motor de injecção directa a diesel para aumentar os tempos de funcionamento num motor padrão. Foi utilizada a técnica de Microscopia Electrónica de Varrimento, Dispersão de Raios X para Pequenos Ângulos e Dispersão Dinâmica de Luz para estudar a evolução em termos de tamanho da fuligem, morfologia e dimensões fractais. Os resultados mostraram que a evolução da viscosidade do óleo de escape se correlaciona bem com o aumento da quantidade de fuligem no interior do óleo. Além disso, o crescimento de partículas primárias de fuligem e agregados durante o teste do motor é limitado a cerca de 24 e 200 nm, respectivamente, devido ao papel activo do dispersante presente no óleo estudado.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0021979717311931

 

Natural adsorbent based on sawdust for removing impurities in waste lubricants

Maio 2018 | Chen, X., Xu, R., Xu, Y., Hu, H., Pan, S:, Pan, H., | Journal of Hazardous Materials | Volume 350, pp 38 – 45

O trabalho estudou o potencial de utilização de serradura modificada para remover impurezas de lubrificantes usados. Para melhorar as propriedades superficiais e a capacidade de adsorção, a serradura original foi alterada com hidróxido de sódio e trietanolamina. Verificou-se que a serradura modificada obteve um aumento de 1,39 vezes de área superficial comparativamente com a serradura original. Comparativamente com a serradura original e o papel de filtro, a serradura modificada possuiu desempenhos de adsorção superiores, e consequentemente percentagens superiores de remoção de impurezas (silício, alumínio, ferro e cobre).

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304389418300724

 

Some aspects of the regeneration of used motor oil

Outubro 2017 | Stan, C., Andreencu C., Toma M.| Procedia Manufacturing | Volume 22, pp 709 – 713

Os óleos de motores usados são contaminados por contaminantes e impurezas que resultam de processos de oxidação indesejáveis: sedimentos, água, partículas metálicas e aditivos degradados. Esta investigação pretendeu estudar o efeito de diferentes ácidos usados no tratamento ácido de óleos de motores usados (ácido sulfúrico, acético, de azoto fosfórico e fórmico) e a influência do tratamento de branqueamento nas propriedades dos óleos regenerados. Os valores da viscosidade cinemática, ponto de inflamação, gravidade específica, índice de acidez e cor de óleos regenerados foram comparados com os de óleos virgens e usados. Os resultados mostraram variações das propriedades medidas que dependem tanto do tipo de ácido usado como da fonte de óleo usado.

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2351978918303986