Distinguida com o galardão “Capital Verde Europeia 2020”, a cidade de Lisboa vai-se apresentando como uma das mais sustentáveis e ecológicas da Europa. Como tal, um dos focos principais é o melhoramento da mobilidade dentro da cidade, focando-se não só na facilidade dos transportes, mas também em educar a população a utilizar cada vez mais transportes com uma pegada ambiental reduzida.
Desde o início do ano que têm surgido na capital portuguesa vários projetos focados nesta temática, especialmente durante os últimos meses. Entre 16 e 22 de setembro deu-se a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), com especial foco no objetivo da UE em que a Europa seja o primeiro continente neutro em termos de clima até 2050. Durante a SEM foram dados a conhecer vários projetos relativos à mobilidade em Lisboa, bem como de outras capitais europeias.
A 21 de setembro foi anunciado que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) obteve certificação energética para a sua frota de automóveis ligeiros, constituída por 458 veículos, sendo que destes, 255 são movidos a combustíveis fósseis e 203 a combustível alternativo (21 híbridos e 183 elétricos). Esta certificação vai de encontro aos objetivos da CML em identificar oportunidades de poupança energética, reduzir custos operacionais e emissões de CO2, tornando assim a sua frota mais sustentável. Após a certificação da sua frota de ligeiros, a CML pretende obter ainda certificação para a sua frota de veículos pesados até início do próximo ano.
A 22 de setembro, no último dia da SEM, ocorreu o Dia Europeu sem carros. Este é um evento que ocorre desde 2000 no seio da UE. Este dia é celebrado através da promoção de várias ações de sensibilização no sentido da redução do uso de automóveis, como por exemplo o encerramento ao trânsito de algumas ruas, de forma a encorajar os cidadãos a utilizarem outros meios de transporte. Em Lisboa os cidadãos foram convidados a tirarem as suas bicicletas da garagem e passearem pela cidade. Foi ainda salientada a importância de as bicicletas estarem em bom estado para serem utilizadas, sendo que um dos principais conselhos dados foi assegurar que a bicicleta se encontrava bem lubrificada.
Ainda de forma a potenciar a utilização de bicicletas como meio de transporte na cidade, mas já fora da SEM, a CML lançou, no início do novo ano letivo, o programa “Comboios de bicicleta”. Este programa consiste na criação de linhas/percursos com horários pré-definidos, que as crianças podem apanhar para se deslocarem para a escola, sempre acompanhadas por monitores adultos. O programa consiste em 6 “linhas de comboio”, estando atualmente 3 em funcionamento: a CB1 – Escola Básica do Parque das Nações, CB2 – Colégio Pedro Arrupe e CB3 – Agrupamento de Escolas Dona Filipa de Lencastre.
Com a série de projetos implementados, espera-se que a mobilidade alternativa ganhe cada vez mais força nas metrópoles de Portugal e que continue a desafiar o paradigma dos transportes em Portugal.
Pode saber mais sobre os projetos mencionados através dos links:
https://lisboagreencapital2020.com/evento/semana-europeia-da-mobilidade/
https://lisboagreencapital2020.com/noticias/mobilidade/comboios-de-bicicleta-de-lisboa/