Sogilub (S): Fale-nos um pouco da MCoutinho e da sua actividade: percurso em Portugal, principais actividades, o que vos diferencia no sector…
MCoutinho (MC): O Grupo MCoutinho inicia a sua história em 1956 e desenvolve a sua actividade no sector automóvel, com um portefólio de representação de dezoito marcas de viaturas novas e peças originais e aftermarket, bem como uma vasta oferta geográfica de reparadores autorizados e oficinas de colisão em sete distritos nacionais. Os nossos valores – Sustentabilidade, Humanismo, Excelência e Confiança – pautam a nossa actuação no sector, no relacionamento com os nossos Colaboradores e com todos os parceiros e entidades externas. A nossa característica diferenciadora é a abertura à inovação, tendo o Grupo ao longo dos anos desenvolvido vários projectos que traduzem esse compromisso estratégico, dos quais se destacam a organização dos centros de colisão e do negócio de peças.
S: De forma geral, considera a actividade da Sogilub importante? Porquê?
MC: A Sogilub é desde há vários anos um parceiro importante para o Grupo. A actividade de gestão de óleos lubrificantes usados exercida com o profissionalismo e aparente simplicidade com a que a Sogilub o faz representa uma mais-valia para os Reparados Autorizados. Por um lado e de forma evidente, porque se insere no conjunto de obrigações e requisitos legais que temos de cumprir, assegurando ao Reparador o tratamento eficiente e ambientalmente sustentável que a legislação exige. Por outro lado e não menos importante, porque o compromisso com o meio ambiente é um imperativo ético das empresas e sem parceiros válidos, seria inviável gerirmos eficazmente a nossa própria expectativa de sermos “verdes”.
S: A Sogilub e a MCoutinho têm já vários anos de colaboração. Considera importante a adesão ao SIGOU? Como vê a interacção com a Sogilub?
MC: Num Grupo como o nosso, seria impensável não trabalharmos de forma sistemática, com processos e procedimentos claros e uniformes para toda a organização. Neste contexto, a adesão ao SIGOU, a utilização do portal sogilub.net e a interacção com a Sogilub são vectores importantes para que as nossas oficinas trabalhem de forma idêntica e profissional na gestão dos óleos lubrificantes usados e cumpram com os nossos próprios objectivos de sustentabilidade.
S: Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a experiência da MCoutinho?
MC: A Sogilub tem sido um parceiro próximo, disponível para nos ajudar a tratar os resíduos de forma profissional, tendo vindo a evoluir positivamente na relação com o Grupo.
S: Do seu ponto de vista, tendo em vista o desenvolvimento tecnológico, e as novas formas de encarar a mobilidade, nomeadamente o aumento da penetração dos veículos eléctricos, que desafios futuros se colocam aos Concessionários Automóvel, bem como à Sogilub?
Os parceiros que trabalham áreas como a dos óleos lubrificantes irão assim manter o seu papel na reparação automóvel, antecipando, contudo, que o mercado poderá no futuro ter uma dimensão diferente da actual. Será sem dúvida um grande desafio para a Sogilub reinventar o seu negócio.
S: A situação, sem precedentes, que estamos a viver, está a ter um impacto enorme na actividade económica no geral, e na relacionada com o automóvel em particular. Quer comentar esse impacto e sugerir algumas medidas que pudessem ajudar a mitigar a situação?