Nesta edição, a Sogilub apresenta a CEPSA. Conversámos com João Madeira, responsável comercial de lubrificantes da Cepsa Portuguesa, que nos deu a conhecer a marca e a sua filosofia de mercado, bem como a sua opinião sobre o sector dos lubrificantes em Portugal.
Sogilub – Fale-nos um pouco da CEPSA e da sua actividade: percurso em Portugal, principais actividades, o que vos diferencia no sector…
Cepsa – A Cepsa é uma Companhia Energética Global, que opera de modo integrado em todas fases da cadeia de valor dos hidrocarbonetos, para além de fabricar produtos a partir de matérias-primas de origem vegetal e de estar presente no sector das energias renováveis. Tem mais de 90 anos de experiência e uma equipa de cerca de 10.000 profissionais com grande excelência técnica e capacidade de adaptação. Está presente em todos os cinco continentes através das suas áreas de negócio de Exploração e Produção, Refinação, Petroquímica, Marketing, Gás e Electricidade e Trading.
Em Portugal, operamos desde 1963 e desde aí, temos sempre vindo a diversificar a nossa actividade e a crescer. Hoje em dia, conforme transmite a campanha “Por Ti”, o nosso maior momento de comunicação em 2020, a nossa oferta é diversificada e enquadrada com as necessidades e expectativas do consumidor local com produtos como o gás, os combustíveis, lubrificantes, asfaltos, aviação e mais recentemente a electricidade.
Na área dos lubrificantes operamos actualmente com 4 marcas – Cepsa; Texaco, Ertoil e Mobil Marinha. Procuramos oferecer soluções de lubrificação através destas marcas, operando nos mais diversos segmentos de mercado; lubrificantes automóveis e industriais, massas lubrificantes, lubrificantes para aplicações especiais, líquidos de refrigeração e lubrificantes para o sector marítimo. A complementaridade de marcas, produtos e serviços é umas das nossas valências e factor de diferenciação.
Sogilub – Como caracteriza o mercado dos lubrificantes em Portugal? Quais as principais oportunidades e desafios?
Cepsa – Mercado maduro extremamente competitivo. Durante muitos anos maioritariamente sustentado pelas companhias de “bandeira”. Nos últimos anos tem-se acentuado a tendência de entrada de novos operadores… maioritariamente “marcas”. O aparecimento das marcas de Leste também teve grande influência nas movimentações de mercado e modelos de distribuição. A oferta é substancialmente superior à procura, o que implica um “dinamismo” comercial muitas vezes descontextualizado com a oferta propriamente dita.
Existem novos modelos de distribuição, onde a evolução tecnológica dos produtos não acompanha o modelo da venda. A oferta descriminada de produtos de qualidade questionável, coloca o factor económico à frente da qualidade reconhecida e da tecnologia aplicada. A evolução tecnológica dos motores e as necessidades de produtos mais evoluídos afectará seguramente a oferta disponível actualmente, exigindo maior qualidade, maior rigor.
Sogilub – Qual a estratégia da marca para o mercado português?
Cepsa – A Cepsa é um dos principais operadores Ibéricos no segmento de lubrificantes. Em Portugal pretendemos posicionar-nos como um dos principais players de mercado pela vasta gama de produtos e soluções; pela capacidade de fabrico e logística (fabricas de lubrificantes em Algeciras e Valencia) permitindo uma disponibilidade de produto acima da média; o que nos confere uma vantagem competitiva.
As novas gamas para veículos ligeiros (Xtar) e veículos pesados (Traction) apresentam as melhores soluções face às exigências dos construtores, quer de performance, quer ambientais. A nossa oferta transversal, possível com o mix de produtos que a Cepsa comercializa em Portugal, é uma valência que dispomos para enfrentar o mercado e oferecer as melhores soluções aos clientes.
A formação técnica aos nossos parceiros comerciais, bem como a divulgação de informação sobre os produtos e serviços que disponibilizamos, conjugados por uma equipa técnico-comercial especializada, faz da Cepsa um operador de referência.
Sogilub – De forma geral, considera a atividade da Sogilub importante? Porquê?
Cepsa – A Sogilub desenvolve uma actividade fundamental para a preservação do meio ambiente e a sua contribuição, para a redução e tratamento de resíduos, é já uma referência no panorama nacional. A contribuição da Sogilub para a sustentabilidade insere-se directamente nos valores caracterizados pela Cepsa, assumindo uma complementaridade ao negócio deveras importante.
Sogilub – A Sogilub e CEPSA têm já vários anos de colaboração. Considera importante a adesão ao SIGOU? Como vê a interacção com a Sogilub?
Cepsa – A Cepsa integra a Sogilub desde a sua criação e, o facto de ser parte activa do programa, implica uma contribuição da Cepsa na redução da pegada ambiental. A adesão ao SIGOU é vital e prioritária, de forma a permitir uma resposta eficaz e responsável às actuais exigências do mercado e da legislação. Os relacionamentos com a Sogilub caracterizam-se actualmente como uma parceria estreita e de confiança mútua.
Sogilub – Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a experiência da CEPSA?
Cepsa – A Sogilub tem-se pautado essencialmente pelo rigor e responsabilidade social demonstrada nas acções efectuadas e nos projectos de melhoria. Acompanhar os requisitos de mercado e responder às necessidades dos seus parceiros são dois pontos sempre na agenda da Sogilub. A comunicação das actividades e projectos junto dos operadores e público em geral, tem um impacto enorme na consciencialização da problemática ambiental dos óleos usados.
Sogilub – Qual a sua opinião sobre a forma como a Sogilub comunica com os Produtores de Óleos Novos? O que acha que pode ser melhorado?
Cepsa – A comunicação da Sogilub é fluída e constante e pauta-se pela transparência e positividade no esclarecimento de dúvidas e procedimentos. A presença em eventos, que permitam uma interacção mais próxima com o cliente, poderia contribuir para aumentar a consciencialização da problemática ambiental.
Sogilub – Como avalia o portal sogilub.net?
Cepsa – O portal é deveras intuitivo e de fácil utilização e a informação disponível é de extrema importância para o esclarecimento de dúvidas. Os links para o site da Sogilub demonstram um carácter formativo que é um dos pontos mais relevantes a destacar.
Sogilub – Há algum acontecimento ou acção de sensibilização promovido pela Sogilub e em que a CEPSA tenha participado, que tenha sido mais impactante e que gostaria de ver repetida? De que forma considera que essas acções são importantes?
Cepsa – A Cepsa directa ou indirectamente promove constantemente acções de sensibilização junto de clientes e parceiros. A Cepsa entende o ambiente e a qualidade (para alem da segurança) como uma política global, que abrange as pessoas, as operações e os produtos.
Sogilub – Do seu ponto de vista, que desafios futuros se colocam à Sogilub?
Cepsa – O grande desafio da Sogilub passa por conseguir incrementar as quotas de recolha de óleos usados. Uma sensibilização de todos os actuais e potenciais intervenientes de forma a poder chegar à maior percentagem de recolha e tratamento, diminuindo as economias paralelas. Maior informação e maior controlo, são essenciais para regular e normalizar o processo. As novas exigência ambientais na generalidade, e de óleos usados especificamente e sua aplicabilidade no contexto actual, são sem dúvida outro desafio.