A Sogilub apresenta… ARGEX – Argila Expandida, S.A.

 

 

Nesta edição fomos conhecer a ARGEX – Argila Expandida S. A. Um dos parceiros da Sogilub, enquanto destino final dos óleos que recolhemos e tratamos. Com capital exclusivamente nacional a Argex, empresa do Grupo Preceram, dedica-se à produção de argila expandida desde 2002.

 

Sogilub (S) – Fale-nos um pouco da Argex e da sua atividade, no global e em particular no âmbito dos óleos usados: percurso em Portugal, principais atividades, o que vos diferencia no sector…

Argex (A) – A Argex – Argila Expandida, S.A. é uma empresa com capital exclusivamente nacional e que pertence ao Grupo Preceram, que se dedica à produção de argila expandida. A Argex visa estabelecer elevados parâmetros de qualidade, colocando no mercado um produto com inúmeras caraterísticas que permitem menor impacto no ambiente e maior eficiência no trabalho, ao permitir enchimentos rápidos que levam a elevado desempenho energético e de absorção. O óleo usado é uma das peças fundamentais ao processo de fabrico, nomeadamente na obtenção da maleabilidade ideal da pasta. Consegue-se assim a reciclagem de um produto no fabrico de outro, o que mostra e vai de encontro ao compromisso ambiental assumido pela empresa, reduzindo a exploração de novos recursos.

S – Quais os maiores desafios que se colocam na Vossa atividade em Portugal, de uma forma geral, e a vós em particular?

A – À semelhança de todos os setores, também a Argex se encontra sob influencia dos crescentes aumentos de preços, sejam as matérias-primas ou simplesmente equipamentos ou transportes, resultando muitas vezes em aumentos de preço do nosso produto. Porém, graças aos nossos esforços, os clientes Argex continuam satisfeitos e em busca da argila expandida, o que tem levado a manter os níveis de procura e, consequentemente, produção.

S – De forma geral, considera a atividade da Sogilub importante?  Porquê?

A – Extremamente. A atividade da Sogilub permite produzir novos materiais a partir de outros em fim de vida, algo muito importante no contexto em que vivemos. Graças a este trabalho, várias empresas têm acesso a matérias usadas que podem ser incorporadas no processo de fabrico, reduzindo assim a exploração de novos materiais.

 

S – Como vê a vossa interação com a Sogilub? Existem aspetos que poderiam ser melhorados?

A – Do ponto de vista da Argex, a Sogilub apresenta-se como uma entidade acessível, em busca da satisfação do cliente, o que leva a uma boa relação entre as partes. Assim, a interação entre as duas empresas resume-se a uma relação profissional agradável, onde ambas estão preocupadas em facilitar e melhorar a atividade da outra empresa, levando a maiores resultados.

 

S – Como avalia a evolução do desempenho da Sogilub ao longo dos anos e qual o balanço que faz, de acordo com a vossa experiência?

A – Continuamente a Sogilub tem mostrado preocupação na atividade das empresas com quem tem parcerias, que são essencialmente seus clientes. Este fator é essencial, pois, em grande parte dos casos e na Argex em especial, o processo está dependente da disponibilidade do óleo usado. A preocupação da Sogilub leva a que as empresas parceiras confiem na sua gestão e possam gerir a sua produção com um voto de confiança no que é transmitido pela Sogilub.

 

S – Como avalia o site https://www.sogilub.pt/?

A – O portal é intuitivo, simples e resume a informação essencial em destaque, assim como alguma complementar. Boa apresentação e design.

 

S – Considera importante que haja lugar à realização de ações de sensibilização/formação promovidas pela Sogilub? Se sim, quais?

A – A realização de ações de sensibilização ou formação é essencial, em especial em assuntos poucos desenvolvidos ou em fase de estudo, isto porque grande parte dos assuntos mais conhecidos, alem de bem implementados, são também guiados pela legislação nacional. O conhecimento é uma ferramenta essencial e deve ser continuamente atualizada, pelo que a Sogilub, como empresa com conhecimentos e experiência, deve buscar a partilha e o desenvolvimento dos seus clientes.

 

S – Existem algumas ações no âmbito da Economia Circular, que sejam desenvolvidas por vós e que gostassem de referir?

A – A Argex desenvolve um produto que permite grande eficiência e é ambientalmente correto, que leva ao objetivo de promover o respeito e a preservação do ambiente, com vista a garantir condições de vida aceitáveis às gerações futuras. Nesse sentido, temos assumido uma postura pró-ativa com vista a minimizar o impacte ambiental das atividades desenvolvidas, conseguido em parte através do uso de materiais usados, como o óleo. Apesar de não produzirmos um resíduo que seja reciclado por outra empresa, somos parte ativa no âmbito da Economia Circular ao utilizar resíduos no nosso processo, na produção de um material que também por si reduz a produção de resíduos.