Atualmente, a indústria dos óleos lubrificantes é ainda associada a grandes impactes ambientais, nomeadamente ao nível das emissões de poluentes. Numa altura em que as premissas de sustentabilidade se tornam cada vez mais relevantes, é importante que sejam desenvolvidas alternativas face às atividades mais poluentes associadas aos processos de fabrico, utilização e descarte de óleos lubrificantes.
Nos últimos anos têm surgido inovações que pretendem melhorar o desempenho ambiental desta indústria. Em particular, destaca-se o modelo de negócio de “óleo como um serviço”, desenvolvido pela multinacional sueca SKF.
Enquanto interveniente na indústria de manufatura, a SKF direciona o foco do seu trabalho para o desempenho dos seus produtos (máquinas), desde o seu design à monitorização e lubrificação. Como tal, os contratos que disponibilizam cobrem serviços chave que contribuem para a economia circular e sustentabilidade da indústria: reparação, remanufactura, reutilização e reciclagem [3].
Este modelo é proporcionado pela tecnologia de separação dupla (DST, do inglês Double Separation Technology), também desenvolvida pela SKF), a qual integra um processo químico e mecânico que permite atrair e remover as partículas contaminantes dos óleos, de escala nanométrica, através da polaridade de superfícies. Esta tecnologia é acoplada nos sistemas lubrificados, garantindo que os óleos utilizados que passam por este processo são regenerados, recuperando o seu potencial de utilização a uma escala infinita. Desta forma é melhorado o seu desempenho funcional e prolongada a sua vida útil. Para além destas características, a SKF indica que os óleos regenerados através desta tecnologia apresentam uma qualidade melhorada face aos atualmente existentes. O facto de o óleo lubrificante ser limpo constantemente permite diminuir a necessidade de manutenção e revestimento da maquinaria no qual é aplicado [1] [3].
Conheça o processo e a tecnologia DST através do seguinte vídeo.
Do ponto de vista do consumo, a aplicação desta tecnologia permite minimizar alguns dos principais impactes ambientais e pegada de carbono associados a esta indústria, através da reutilização dos óleos industriais, e, por conseguinte, a minimização dos processos de extração, produção, refinação, transporte e descarte dos resíduos gerados. Cada metro cúbico de óleo limpo está associado a cerca de 3 kg de emissões de CO2 evitadas [1]. Ou seja, este processo permite transformar os óleos lubrificantes em produtos circulares e mais sustentáveis, possibilitando a minimização da compra de novos óleos e respetivos custos que estariam associados à recolha dos óleos usados [2]. Através da utilização desta tecnologia, os óleos lubrificantes passam a ser percebidos como um ativo para atingir a sustentabilidade e reduzir custos nos processos produtivos das empresas que aplicam este tipo de produtos.
Referências:
[1] SKF, SKF RecondOil/The values of a circular use of oil: https://www.skf.com/group/services/recondoil/the-values-of-a-circular-use-of-oil
[2] SKF, SKF RecondOil: https://www.skf.com/group/services/recondoil
https://www.lubesngreases.com/magazine/28_10/the-benefits-of-double-separation-technology/
[3] Fuels and Lubs (F+L) Magazine, Oil as a service, fevereiro 2021: https://www.fuelsandlubes.com/fli-article/oil-as-a-service/