O mercado automóvel é altamente dinâmico, registando níveis de mudança significativos. Como tal, destaca-se a importância de se efetuarem análises regulares a este mercado, respondendo às necessidades específicas dos vários atores intervenientes neste universo.
Atentando no mercado de pós-venda automóvel, as oficinas e os concessionários são dos principais intervenientes, sendo também os principais atores responsáveis pela gestão dos óleos lubrificantes usados, na transição para o seu final de vida, já que, a maioria dos condutores (96%) realiza a substituição de óleos junto deste tipo de entidades[i].
No âmbito do mercado de pós-venda automóvel é possível identificar algumas tendências que devem ser referência para os seus principais agentes (fornecedores de produtos/serviços e clientes), uma vez que irão moldar o mercado europeu de pós-venda durante a próxima década, determinando a sua dimensão e natureza competitiva. Estas tendências permitem a identificação de múltiplas mudanças no horizonte do negócio do mercado pós-venda europeu, assim como, permitem a antecipação e desenvolvimento de respostas estratégicas que os agentes integrantes deste mercado deverão considerar para o contínuo desenvolvimento favorável das suas atividades[ii].
Como tal, foram identificadas tendências para este mercado, no âmbito das 4 dimensões seguintes (2):
- Mudanças dos Ambientes Macroeconómicos e Regulamentares
- Tecnologia
- Comportamento do cliente
- Cadeia de valor e concorrência
Estas dimensões apresentam influência para muitas das variáveis inerentes ao mercado de pós-venda automóvel. Em particular, no âmbito da Mudança dos Ambientes Macroeconómicos e Regulamentares, destaca-se o envelhecimento e crescimento lento do parque automóvel, para a dinâmica de mercado dos óleos lubrificantes. O envelhecimento do parque automóvel possui efeitos significativos positivos no mercado da reparação, uma vez que os veículos mais antigos são mais propensos de necessitar de manutenção e peças de substituição (2). No mercado de reparação e manutenção, incluem-se os serviços de substituição e adição de óleos lubrificantes para o funcionamento favorável dos motores de combustão. Ao nível da substituição de óleo, as taxas para veículos com idades superiores a 5 anos apresentam uma diferença acentuada face a idades inferiores, entre 50%-60% e 70%-90%, respetivamente (1). No domínio regulamentar, releva-se a discussão entre os canais autorizados e os canais independentes devido a questões relacionadas com as tecnologias das peças e serviços inseridos no mercado pós-venda automóvel (2).
Por outro lado, na dimensão da Tecnologia, salienta-se a transformação do mercado de pós-venda, inerente ao crescimento dos veículos elétricos (2). Este tipo de mobilidade coloca novos desafios e traz consigo oportunidades de mudança e adaptação para os agentes deste mercado[iii]. Os veículos elétricos requerem um maior escrutínio e reparação mais especializada, assim como peças mais específicas e serviços de manutenção no que diz respeito aos travões, pneus e baterias, influenciando o serviço nas oficinas e outros agentes reparadores.
Quanto ao comportamento do cliente e as alterações ao nível da cadeia de valor e de concorrência, são também duas dimensões com tendências importantes identificadas, embora com um impacto mais neutro no mercado, quando comparado com as anteriores. Especificamente, destaca-se o facto de o comportamento atual dos clientes estar a causar reduções ao nível da procura no mercado, sobretudo na redução da quilometragem por parte dos condutores e pelas companhias de seguros encaminharem proactivamente os clientes para oficinas preferenciais.
Em relação à cadeia de valor e concorrência, sobressai a evolução da competição entre os agentes através, por exemplo, do crescimento do negócio das peças de marca própria. Este novo posicionamento surgiu devido à procura de lucros adicionais por parte dos fabricantes já estabelecidos, à medida que enfrentam o aumento da concorrência, assim como pela ambição de investimento no desenvolvimento de novos produtos e serviços para o mercado pós-venda automóvel (2).
Respetivamente, estas duas tendências, poderão ainda deter um impacto ao nível do mercado dos óleos lubrificantes, influenciando variáveis tais como: os critérios para a escolha dos óleos, que atualmente se regem pelo preço (22%), seguido do aconselhamento do vendedor e recomendação do concessionário (ambos com 18%) e da proteção assegurada ao motor (15%); e o universo de canais que trabalham com os óleos lubrificantes, que atualmente constituem cerca de 7.000 espaços de reparação e mais de 1.000 lojas dedicadas à comercialização de peças, tal como se verifica na figura seguinte (1).
Figura 1: Canais que trabalham com óleos – universo em julho de 2022
Apesar das mudanças previstas no horizonte dos produtos e serviços transacionados no mercado de pós-venda, o mercado apresenta ainda um nível elevado de consolidação, onde prevalecem os serviços e produtos associados com manutenção e reparação dos veículos automóveis tradicionais. Assim, as mudanças devem ser trabalhadas como oportunidades futuras para expansão, especialização e adaptação do mercado, com especial enfoque nos agentes reparadores, e que devem começar a ser desenvolvidas desde já.
Resultados relevantes (relatório GIPA)1:
- Taxa de substituição da troca de óleo: percentual de condutores que substituíram o óleo do seu veículo nos últimos 12 meses (jan-dez 2021) 2021: 72% vs 2020: 69% vs 2019: 78%. Em 2020 observamos uma forte queda da taxa de substituição da troca de óleo devido à queda de atividade gerada pela pandemia; em 2021 regista-se uma pequena recuperação da taxa de reposição, contudo ainda abaixo dos valores de 2019;
- Taxa de substituição por idade do carro: os níveis de taxa de substituição são menores para veículos com idade inferior a 5 anos (entre 66% e 56%), ao passo que a partir dessa idade os níveis de substituição de óleo começam a aumentar para valores entre 70% e 90%;
- Modo da troca de óleo: a maioria dos condutores (96%) realiza a troca de óleo por meio de entidades de delegação (concessionário; oficina mecânica independente; oficina pneus; oficina chapa e pintura; bomba de gasolina; autocentro; serviço rápido). Apenas 4% dos condutores indicou realizar a troca de óleo por si;
- Local da troca de óleo: a maioria das trocas de óleo ocorrem em oficinas independentes (71%); concessionários (20%); autocentro (4%); lojas de peças (2%); outros (2%); serviço rápido (1%);
- Local da troca de óleo pela idade do carro: os carros com idade inferior a 5 anos privilegiam a troca de óleo em concessionários; ao invés de carros com idade superior a 5 anos, que privilegiam a troca de óleo em oficinas independentes;
- Critérios para escolha do óleo: o fator mais relevante para a escolha do óleo é o preço (22%), seguido do aconselhamento do vendedor e recomendação do concessionário (ambos com 18%) e da proteção assegurada ao motor (15%);
- Taxa de adição de óleo: os condutores portugueses não estão muito habituados a adicionar óleo (5%);
- Modo de adicionar óleo: a maioria dos condutores reabastece o óleo de forma individual (52%), sendo que os que optam por recorrer a serviços em delegação o fazem principalmente em oficinas independentes (41%);
- Universo dos canais que trabalham com óleos lubrificantes: mais de 7.000 espaços de reparação e mais de 1.000 lojas dedicadas à comercialização de peças;
- Viscosidade dos óleos: nos vários canais o óleo mais comercializado é o 5W30-20 (cerca de 42%), seguido do seguido do 5W40-50 e 10W (ambos com aproximadamente 20%).
[i] GIPA Portugal – automotive aftermarket intelligence. (2022). Monografia Óleos 2022. aftermarket trends observatory. Obtido em novembro de 2022
[ii] Jornal das Oficinas; Revista dos Pneus. (2022). Top 100 Aftermarket 2022. (8), 228. (A. Comunicação, Ed.) Lisboa, Portugal. Obtido em novembro de 2022, de https://revistadospneus.com/pt/2022/11/15/revista-top-100-distribuidores-2022-ja-disponivel-online/
[iii] Jornal das Oficinas; Revista dos Pneus. (2022). Top 100 Aftermarket 2022. (8), 228. (A. Comunicação, Ed.) Lisboa, Portugal. Obtido em novembro de 2022, de https://revistadospneus.com/pt/2022/11/15/revista-top-100-distribuidores-2022-ja-disponivel-online/