Study on the tribological characteristics of plant oil-based bio-lubricant with automotive liner-piston ring materials
Janeiro 2022 | Shahabuddin, M., Mofijur, M., Rizwanul, I.M.F., Kalam, M.A., Masjuki, H.H., Chowdhury, M.A. & Hossain, N | Green and Sustainable Chemistry, 2022
Este estudo teve como objetivo analisar um biolubrificante produzido à base de óleo de pinhão-manso e investigar as suas propriedades tribológicas tendo em conta os materiais de revestimento de um cilindro do anel de pistão de aço inoxidável e ferro fundido, num motor de combustão interna.
O processo metodológico começou com a mistura de diferentes percentagens do óleo vegetal com lubrificantes comerciais. De seguida foi realizado um teste tribológico, usando um equipamento alternativo de alta frequência Reo-Biceri (HFRR, Reo-Biceri high-frequency reciprocating rig) durante 6h sob condições normais de operação. Diferentes propriedades dos biolubrificantes foram medidas antes e depois do teste HFRR, usando vários instrumentos analíticos. A morfologia das superfícies do material desgastado foi examinada através de microscopia eletrónica de alta resolução.
Os resultados mostraram que este biolubrificante tem o potencial de substituir parcialmente o lubrificante comercial (numa concentração de 7,5%), reduzindo a dependência de lubrificante mineral com consequente redução do impacto ambiental. Importa também referir que a análise morfológica do metal apresentou menos danos com a lubrificação mista.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666086522000042
Micropitting performance of glycerol-based lubricants under rolling-sliding contact conditions
Março 2022 | T, Juan, Björling, M., Yijun Shi, Prakash, B., Larsson, R. | Tribology International, volume 167, 2022
Atualmente, existe uma elevada procura de lubrificantes ecológicos para apoiar uma transição verde nos sectores do transporte e manufatura, uma vez que os óleos minerais convencionais derivados de fontes fósseis são bastante prejudiciais para o ambiente.
O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia dos lubrificantes, à base de glicerol, para mitigar danos de microcorrosão (micropitting) num sistema deslizamento-rolamento (slide-roll) em comparação com um lubrificante comercial sintético. As amostras utilizadas para este estudo foram lubrificantes de glicerol-água e de glicerol-água-glicol. A descrição da microcorrosão e do desgaste foi analisada por meio de uma perfilometria ótica, e a análise da evolução das microcavidades foi estudada através de microscopia eletrónica de varredura.
Os resultados obtidos permitiram concluir que a introdução do lubrificante de glicerol-água-glicol reduziu o desgaste e promoveu a microcorrosão em níveis baixos de deslizamento, quando comparado com os lubrificantes comerciais sintéticos. Também foi verificado um baixo nível de atrito para os lubrificantes glicerol-água e glicerol-água-glicol, devido a um baixo coeficiente de pressão-viscosidade.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301679X21004965