A Europa, em 2020 com seguimento em 2021, foi um dos principais focos da pandemia de Covid-19 que teve consequências devastadoras a nível económico, político e social. O mercado de lubrificantes foi também afetado, tendo registado uma quebra elevada, a nível global.
Tendo em conta as restrições instauradas, como o fecho das unidades de produção e as quarentenas sucessivas em vários países da Europa, observaram-se efeitos distintos em diferentes setores industriais. Por exemplo, o setor alimentar, farmacêutico e químico continuou a laborar, por vezes aumentando até os níveis de produção. O mesmo não se verificou noutras atividades industriais, particularmente no setor automóvel que testemunhou grandes quedas na produção o que, consequentemente levou a uma menor procura de lubrificantes. As alterações a nível dos transportes e no setor da construção também tiveram impacto no mercado dos óleos lubrificantes.
Em 2021, com o levantamento de algumas das restrições, os mercados voltaram a abrir. A retoma da atividade económica também foi verificada no mercado de óleos lubrificantes no qual se perspetiva um aumento da Taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 0,36% a nível global (segundo o Market Research Report), por comparação com os valores de 2019.
No período de 2021 a 2029, de acordo com a Chemical Market Forecast (2021), está previsto um aumento da CAGR no mercado europeu de 0,7%. Segundo os autores, é expectável que o mercado europeu dos óleos lubrificantes passe de 31,2 mil milhões de euros em 2020 (36 mil milhões USD) para os 33,5 mil milhões de euros em 2029 (38,7 mil milhões USD).
No caso da Europa Ocidental, os lubrificantes utilizados a nível industrial representarão 68% da receita gerada, com destaque para a indústria alimentar e de bebidas. Por outro lado, o aumento do número de veículos elétricos vendidos na Europa é apontado como uma restrição de mercado para o setor europeu dos lubrificantes, visto que estes utilizam menos óleos lubrificantes que os veículos de combustão interna.
Saiba mais em:
https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/covid-19-impact-on-lubricants-market-211936239.html