No âmbito das regras da União Europeia em matéria de auxílios estatais, a Comissão Europeia aprovou um regime português no valor de 40 milhões de euros para apoiar o investimento na compra de autocarros com emissões nulas (elétricos e de hidrogénio) e para a instalação das respetivas infraestruturas necessárias para o sector nacional do transporte rodoviário público de passageiros, nomeadamente infraestruturas de abastecimento ou de carregamento.
O apoio realizado pela Comissão Europeia vai ser feito na forma de subvenções diretas não reembolsáveis e os beneficiários deste investimento serão escolhidos através de um concurso aberto e transparente.
Com esta medida, a Comissão considera que estimulará a aquisição de autocarros públicos de passageiros com emissões nulas, contribuindo para a redução das emissões de CO2 e de outras substâncias poluentes. Assim, é dado mais um passo no caminho para o cumprimento dos objetivos climáticos e ambientais da União Europeia e das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu. Este plano, no sector energético, dá prioridade à eficiência energética e melhoramento do desempenho energético do sector dos transportes, assim como pretende desenvolver um sector da energia fundado principalmente em fontes de origem renovável.
A transição para veículos elétricos vai exigir o uso de óleos lubrificantes específicos, como por exemplo os de lítio, que são produzidos a partir da saponificação com o hidróxido de lítio. Este tipo de lubrificante apresenta boa adesão ao metal e não é corrosivo. Estas características fazem destes óleos os mais populares no mercado, tendo representado 74% da quantidade mundial produzida em 2017, segundo a National Lubricating Grease Institute.
Saiba mais em:
https://ec.europa.eu/portugal/news/state-aid-portugal-zero-emission-buses_pt
https://ec.europa.eu/info/strategy/priorities-2019-2024/european-green-deal_pt