Dando continuidade ao apoio que vem garantindo ao Programa Jovens Repórteres para o Ambiente a Sogilub, através da sua marca ECOLUB, apoiou o Seminário Nacional de 2009 que decorreu em Ovar nos dias 14 e 15 de Novembro.
Neste Encontro, que reuniu cerca de 160 professores e alunos oriundos de escolas de todo o país e mesmo do estrangeiro, foram debatidas, com a participação de especialistas, questões como: Ambiente e património de Ovar; Zonas húmidas; Reciclagem de óleos; Reciclagem de veículos automóveis e Veículo eléctrico.
Na ocasião, o Gerente Delegado da Sogilub Dr. Aníbal Vicente, teve oportunidade de fazer uma apresentação sobre a “Reciclagem de Óleos Usados” no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados (SIGOU), sistema que engloba as empresas de gestão e reciclagem de óleos usados e é a forma mais fácil e eficaz de cumprir todas as obrigações que a legislação estabelece para os óleos usados.
O que inclui a sua recolha, tratamento e posterior envio para regeneração, reciclagem e valorização energética. De realçar que a Sogilub viu em 24 de Novembro, os seus sistemas de gestão da qualidade e ambiente certificados pela SGS ICS – Serviços Internacionais de Certificação, de acordo com os princípios das normas internacionais NP EN ISO 9001:2008 e NP EN ISO 14001:2004.
A rede JRA, promovida em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE), actualmente com escolas em 22 países, estrutura-se na aplicação de uma metodologia comum que procura o desenvolvimento do jornalismo ambiental e no incentivo a intercâmbios reais e virtuais entre os estudantes dos diversos países e regiões, numa prática que se quer cada vez mais interactiva.
Portugal tem sido um dos países mais activos nesta rede internacional, sendo a rede nacional constituída por aproximadamente 80 escolas do ensino secundário de todo o país, envolvendo cerca de 2500 alunos e 200 professores.
Uma Educação para o Desenvolvimento Sustentável é o objectivo último deste projecto que procura incentivar os jovens a exercer uma cidadania activa, investigando, reportando e difundindo notícias ambientais de carácter local, ou global, enquadrando-se portanto nos valores da ECOLUB e nos compromissos que a marca estabeleceu para com o ambiente.