Plano Nacional de Energia e Clima 2030 em consulta pública

Depois da apresentação do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC 2030) que teve lugar a 28 de Janeiro, em Lisboa, este vai estar em consulta pública até 5 de Junho de 2019. O PNEC 2030 pretende ser o principal instrumento de política energética e climática em Portugal, para a década 2021 – 2030, visando o estabelecimento de metas e objectivos em matéria de emissões de gases com efeito de estufa, energias renováveis, eficiência e segurança energética, mercado interno e investigação, inovação e competitividade.

A combinação de várias medidas políticas e opções tecnológicas que permitam encontrar sinergias é a estratégia de Portugal até 2030. Para que se consiga atingir uma economia neutra em carbono é necessário agir através de acções conjuntas em áreas estratégicas, tais como a eficiência energética e a diversificação ­de fontes de energia, o aumento da electrificação, o reforço e a modernização das infraestruturas, a reconfiguração e a digitalização do mercado, o incentivo à investigação e à inovação, a promoção de processos, produtos e serviços de baixo carbono e melhores serviços energéticos, entre outros.

Depois de, segundo João Galamba – Secretário de Estado da Energia, terem sido incorporados contributos de algumas entidades consultadas, a consulta pública teve início a 7 de maio e decorrerá até 5 de Junho. Durante este período poderão ser apresentados novos contributos para a elaboração do documento final.

http://participa.pt/consulta.jsp?loadP=2585