Colaboração com a PRODEQ

  • Posted on:  18, dezembro 2014

A SOGILUB e a PRODEQ - Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Química, associação sem fins lucrativos ligada ao Departamento de Engenharia Química da FCTUC, formalizaram um acordo de parceria que contempla um projecto cujo objectivo é a caracterização dos óleos lubrificantes novos e usados, ao nível das suas principais propriedades, bem como a atribuição de uma bolsa de investigação que permitirá financiar o desenvolvimento de estudos conducentes ao grau de doutor em Engenharia Química, pela Universidade de Coimbra. Os trabalhos a realizar envolvem a análise da contaminação de óleos lubrificantes usados recolhidos em Portugal e da sua regeneração para a produção de óleo base.

O conhecimento detalhado das características técnicas dos óleos lubrificantes novos e usados presentes no mercado Português, o estudo das principais substâncias contaminantes dos óleos lubrificantes usados, a sua influência na capacidade de regeneração e a apresentação de um plano de segregação dos óleos, com vista à futura implementação prática de um sistema de recolha selectiva, permitirá o desenvolvimento de estratégias tendentes à maximização das quantidades para regeneração e consequente produção de bases regeneradas. No âmbito deste projecto, uma equipa do CIEPQPF (Centro de Investigação de Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta) da UC, prestará apoio científico e técnico.

Lida 2711 vezes

Investigação e Desenvolvimento

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Notícias em Destaque

  • Óleos usados pré-tratados para Destinos Finais (Maio de 2018) +

    A SOGILUB vendeu, no mês de Maio de 2018, 1.944,30 toneladas de óleos lubrificantes pré-tratados destinadas a Reciclagem e Regeneração Ler mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5