Projecto “Face to Face”

  • Posted on:  1, janeiro 2014

Terminou a 31 de Dezembro de 2013 a Campanha de Sensibilização/Formação a que designámos Face to Face 2013, que tinha tido início em 17 de Junho e que consistiu na visita porta-a-porta a uma lista de 24.698 produtores de óleos usados (PrOU) em todo o país (Continente e Ilhas) pertencentes ao SIGOU. As visitas foram realizadas por uma equipa de 43 formadores, recrutados localmente em cada uma das regiões, durante 120 dias úteis de trabalho.

Embora ainda esteja a ser feita uma análise cuidada dos resultados qualitativos e quantitativos, pode-se considerar que a Campanha Face to Face 2013 atingiu plenamente os seus 4 objectivos essenciais, isto é:

- Localização no terreno de 24.698 PrOU pertencentes ao sistema;
- Confirmação/rectificação dos dados de identificação do PrOU;
- Classificação da sua situação de produção de OU face ao sistema de recolha;
- Informação/formação do PrOU sobre o SIGOU, envolvente legal e Boas Práticas de Gestão de OU.

Embora como já referimos, as análises qualitativas e quantitativas ainda estejam a decorrer, é possível como primeira abordagem afirmar que apesar das dificuldades encontradas pelos formadores no terreno, típicas deste tipo trabalho particularmente exigente e cansativo, devido a vários factores como por exemplo: a difícil e morosa localização dos PrOU, alguma resistência inicial na aceitação da visita e a própria dificuldade do seu agendamento, entre outras, os formadores destacaram a extrema positividade da experiência profissional que viveram ao longo dos seis meses de trabalho, não só a nível do enriquecimento pessoal, como do significado de mudança cultural mais abrangente que conseguiram realizar junto dos PrOU.

Quanto aos PrOU, de uma maneira geral, o seu feedback sobre o Sistema ECOLUB é altamente positivo, sobretudo na comparação com outros sistemas integrados de gestão de resíduos.

Muitos referiram que era uma das empresas que cumpria aquilo que tinha prometido, aquando da assinatura do protocolo e das poucas que se preocupavam em informar os seus associados, fazendo campanhas como esta. De referir que perto de 98 % estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço prestado.

Como pontos positivos mais valorizados salientamos os seguintes:

- Recolha de óleo gratuita;
- Sistema de recolha simples e profissional;
- Ligação forte ao operador que faz a recolha;
- Rapidez de recolha;
- Limpeza da recolha;
- Campanhas realizadas;
- Selos enviados anualmente.

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