Concurso LUBI BD

  • Posted on:  16, outubro 2013
No passado dia 27 de Setembro, decorreu a entrega de prémios do concurso LUBI BD, integrada na iniciativa do “Dia das Bandeiras Verdes – Eco-Escolas”, na escola dos Salesianos de Manique, em Cascais. 

Numa parceria entre a ABAE e a Sogilub, o desafio convidou os alunos das Eco-Ecolas dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, durante o ano lectivo 2012/2013, a desenvolverem trabalhos de banda desenhada que caracterizassem situações relacionadas com a recolha, armazenamento e valorização dos óleos lubrificantes usados.
 

O júri, composto por elementos da Agência Portuguesa do Ambiente, Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem da Amadora, ABAE e da Sogilub, recebeu 87 trabalhos e atribuiu os prémios às seguintes escolas:

 

PRÉMIO

Nome do trabalho

Autores

Escola

Concelho

Prof(a) coord.

1º prémio: 
Alunos: 3 leitores de MP4 c/ android
Professores: 1 tablet pc

Uma cena de outros tempos

Renata, Beatriz e Isac (6º ano)

– Escola EB 2,3 de Arrifana

Santa Maria da Feira

Antero Resende

2º prémio: 
Alunos: 3 leitores MP4
Professores: 1 máquina fotográfica digital

LUBI e o Trio Reciclagem

Beatriz Campos, Vítor Amaral e Roman Ratushiny (7º ano)

– Escola EB 2,3 de Carregosa

Oliveira de Azeméis

Maria Luís Fernandes da Fonseca e Sá

3º prémio:
Alunos: 3 leitores de Mp3
Professores: 1 disco externo USB

Óleos lubrificantes usados

Beatriz Batista (6º ano)

– Colégio Rainha Santa Isabel

Coimbra

Graça Maria Cardeal de Almeida Patrão Amado

 
De acordo com João Reis, Assessor de Comunicação da Sogilub, que esteve presente na entrega de prémios, a ideia surgiu numa reunião em se discutia o que poderiam fazer de diferente conjuntamente com a ABAE. 

E salienta que “o objectivo foi dar a conhecer este resíduo (óleos lubrificantes usados) e a forma correcta de com ele lidar, ao público envolvido com as Eco-Escolas.

”Questionado sobre o porquê desta aposta num público alvo tão jovem que não lida directamente com óleos lubrificantes usados, João Reis referiu que “mesmo que fossem só impactadas as crianças, já seria muito importante pois não só elas serão os adultos decisores dentro de poucos anos, e esta sensibilização bem como os hábitos de protecção ambiental devem começar cedo, como também pela sua capacidade de influenciar os adultos que com elas se relacionam. 

Contudo, é preciso ter em consideração que o universo que é sensibilizado por estas acções é muito mais alargado envolvendo pais e encarregados de educação, professores e até autarquias.

Para participar no concurso era obrigatória a participação do personagem LUBI, que “é o camião, em banda desenhada, que faz a recolha dos óleos lubrificantes usados e que já tinha sido usado noutras iniciativas, como por exemplo o “jogo do Lubi”, que se destina a crianças e está disponível no nosso site. 

Pensámos assim que faria sentido que essa personagem se mantivesse. É assim como que o nosso “mascote”.

Esta iniciativa, que para a Sogilub excedeu as suas expectativas, uma vez que se tratou de um tema que nunca foi abordado nas escolas e com o qual as pessoas não estão familiarizadas, apresentou trabalhos de bastante qualidade: “a opinião não é só nossa mas também de entendidos na matéria como é o caso dos representantes do Festival de BD da Amadora no júri, a quem aproveito para agradecer a participação bem como a oferta para expor os melhores trabalhos no seu Festival” e para o júri, não foi fácil fazer a selecção mas “foram aplicados com rigor os critérios de selecção e as decisões foram justas.”

Os trabalhos estão divulgados na página do concurso: http://www.lubibd.abae.pt/ e está prevista a sua participação no Concurso de BD da Amadora.

Investigação e Desenvolvimento

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Notícias em Destaque

  • Indicadores do 1.º Trimestre de 2018 +

    Já se encontram publicados, no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), os indicadores de desempenho da Sogilub relativos ao Ler mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5