Quercus e SOGILUB recuperam floresta autóctone no Parque Natural da Serra da Estrela

  • Posted on:  16, março 2015

A Quercus e a SOGILUB, estão a plantar no Parque Natural da Serra da Estrela árvores e arbustos de espécies autóctones. A intervenção a decorrer em terreno baldio na freguesia da Erada, concelho da Covilhã, abrange uma área de 9 hectares.


Esta iniciativa decorre no âmbito do apoio ao projeto “Criar Bosques” para o período 2014-2015, o qual visa a implementação de ações de florestação em áreas do território nacional, criando bosquetes de espécies autóctones em locais estratégicos, contribuindo para o enriquecimento da flora local, e por conseguinte melhorar os índices de biodiversidade e o restauro dos serviços dos ecossistemas. Pretendem-se plantar 11 250 árvores e arbustos autóctones, entre as quais se contam o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o azevinho (Ilex aquifolium), o medronheiro (Arbutus unedo), o sobreiro (Quercus suber) e a azinheira (Quercus rotundifolia), alguns bastante raros na zona a intervir.


A plantação continuará a ser acompanhada, de modo a reforçar as ações que agora tiveram lugar, promovendo o desenvolvimento dos bosquetes na área alvo desta intervenção.

A iniciativa é ainda apoiada pelo Conselho Diretivo dos Baldios da Erada, com a cedência de terrenos onde está em curso a plantação, os quais se encontram em regime de cogestão com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade parceira do projecto Criar Bosques.

A Sogilub, entidade responsável em Portugal por dar cumprimento às obrigações vigentes em matéria de gestão de óleos lubrificantes usados, consubstancia mais uma vez através deste empreendimento, o seu compromisso relativo à preservação do ambiente, honrando e respeitando o legado das gerações passadas e fortalecendo o vínculo com as gerações futuras.

Lida 2894 vezes

Investigação e Desenvolvimento

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Notícias em Destaque

  • Indicadores do 1.º Trimestre de 2018 +

    Já se encontram publicados, no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), os indicadores de desempenho da Sogilub relativos ao Ler mais
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5